No dia 17 de agosto de 2010 fizemos uma visita à Escola Municipal Erasmo Pilotto, onde realizaremos a Oficina Pedagógica referente ao Ensino Fundamental.
Quando chegamos ao local, logo fomos recebidas pelas pedagogas Vera e Gabriela, que nos atenderam muito bem e mostraram bastante organização para a nossa visita. A diretora se chama Janete. Sentamos numa roda com as cadeiras, presente num auditório que se encontrava em um dos dois grandes pavilhões que estruturam a escola, que se fica na rua Rio Japurá, no Bairro Alto. Ela foi inaugurada à 35 anos. As pedagogas começaram apresntando os principais pontos da instituição, demostrando bastante afeto e orgulho por onde trabalham. Uma nos deu um conselho, dizendo a importância da criatividade na atuação das professoras e também comentou sobre uma palestra que havia assistido, comprovando que todo o conhecimento que adquirimos, independente do assunto, pode ser transmitido a outras pessoas, fazendo que muitos compartilhem da mesma experiência.
Elas então nos disseram a rotina dos alunos do turno da tarde, sendo que a aula se inicia às 13:30 horas, há o recreio das 15:15 às 15:35 horas e o fim às 17:30 horas. O lanche é servido após o recreio, pela empresa tercerizada, chamada Risotolândia, tendo funcionárias específicas.
As turmas possuem uma professora regente, que leciona as matérias fundamentais e o Ensino Religioso, sendo que cada uma pode decidir-se pelo plano tendo apenas que seguir a carga horária estipulda. Há uma dia de permanência, onde a professora realiza o seu planejamento; neste dia as crianças têm aula de Artes, Ed. Física e Literatura.
Nos projetos, há o Hino Nacional, um momento cultural junto com o cívico, onde há apresentações, organizadas dessa maneira: como há dois blocos na escola, enquanto as turmas de um apresentam, o outro assiste, e vice-e-versa. Há a integração da família, no fato de que todos são convidados a assistirem as apresentações. São realizados teatros, múscais, a turma escolhe os temas a serem trabalhados, dependendo dos projetos ou simplesmente épocas do ano. Outro projeto sendo elaborado é a fera do conhecimento.
Em seguida, elas nos explicaram a questão do ensino fundamental de 9 anos, as trocas de nomenclaturas e mudanças. A escola atende crianças e adolescentes desde o primeiro ano até o 9º ano, sendo que os alunos de anos finais do ensino fundamental estudam no período da manhã. As turmas possuem no máximo 30 alunos para os primeiros anos e 35 para os demais. Há também estudantes com necessidades especiais, que se encontram em turmas multiseriadas, de no máximo 12 alunos, que passam por avaliações psicoeducacionais, feitas pelo CMAE da prefeitura, possuem deficiências mentais leves.
Tudo o que é realizado e comprado para a escola, vem das verbas mandadas pela prefeitura. Não fazem eventos para arrecadarem dinheiro.
O sistema é trimestral e as avaliações são feitas através de sínteses e análise de critérios que os alunos precisam atingir. As provas são realizadas somente no sentido da professora poder perceber as dificuldades e retomar conteúdos que as crianças não entenderam bem. Há também as de nível nacional, como a Prova Brasil.
Nos materiais de apoio, há as aulas de informática que são dadas pelas professoras que complementam através dos aparelhos os conteúdos estudados em sala de aula, o livro didático, sendo que apenas as turmas de primeiro ano usam para escrever, jogos, material dourado, etc., que estão presentes nas próprias salas; biblioteca, ginásio de esportes coberto, cancha esportiva, salas de artes e ciências, sendo estes espaços agendados pelas professoras. Há também a secretaria, diretoria, dois almozarifados. Utilizam ainda o mimeógrafo e alguns xerox, sendo enviados por malote por antecedência, de acordo com a solicitação das professoras.
Para as crianças com dificuldade de aprendizado, há o apoio de contra-turno, tornando a escola com período integral, uma equipe multidisciplinar ue no final dos 3º anos avaliam se a crianças estão aptas para passarem de série e se precisam ser aprovados com apoio, como também uma co-regente que permanece perto dos alunos com dificuldade, como também existem alguns que já aprendem a ler no 1ª ano.
A maioria dos alunos residem no próprio bairro e em Pinhais. A comunidade é composta por pessoas simples, sendo que a maioria dos pais possuem apenas o Ensino Fundamental completo. As profissões e formações variam. Os alunos em quase toda a totalidade vão à escola a pé e alguns de condução escolar.
A pedagogas também comentaram um pouco e nos mostraram o Projeto Político Pedagógico, dizendo que este traduz a cara da escola e da sociedade, o regimento escolar, o que pode e o que não pode, os direitos e os deveres de todos atores que compõe a escola. Por fim, conhecemos rapidamente todas as salas e ambientes escolares.
Embora tenhamos passado a maior parte do tempo sentadas conversando e tirando as nossas dúvidas sobre a instituição, participamos diretamente do recreio das crianças, podendo analisar um pouco do comportamento destes. Foi uma experiência interessante e agradável, afinal, fomos bem recebidos. Transmitiram muita confiança e dedicação por parte do corpo docente. As crianças estavam bastante felizes, correndo o tempo todo e explorando o grande ambiente que compõe a estrutura. A escola é grande tanto no sentido do prédio, como na área externa e quantidade de alunos. Gostei de ter conhecido e acredito que possamos realizar ótimas oficinas, de forma que também utilizemos da imensa alegria e energia que eles têm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário