quinta-feira, setembro 02, 2010

Relatório de estágiio.


No dia 18 de agosto de 2010 realizei a visita de conhecimento da realidade na turma do 3º ano A na Escola Municipal Erasmo Pilotto.
Quando minha dupla e eu chegamos na sala de aula, fomos apresentadas às crianças que já sabiam da nossa visita e nos receberam muito bem, logo nos sentamos nas últimas carteiras.
Estavam estudando um poema, que falava sobre uma minhoca, que era nascida em Piracicaba, ela tinha o sonho de um dia ser um bicho de goiaba. As crianças leram várias vezes o mesmo texto, sendo que a professora os dividia em grupos, primeiramente, as meninas, depois, os garotos leram. Então ela mandou ler o poema só quem era bonito e especial, por fim, falou que só deveria ler quem torcia pro Coritiba, o que gerou uma pequena discussão e boas risadas. Percebi que aquele era um ótimo exercício para a alfabetização. Ela então passou algumas atividades para fazerem, questões sobre interpretação do poema. Como exemplo, se o texto se tratava de uma receita, gênero jornalístico, político ou poético, eles refletiram e espoderam juntos. Também haviam perguntas sobre o nome da cidade que havia na história, o bicho, fruta e se estas palavras eram substantivos. Neste momento, uma das crianças me perguntou se nós tínhamos TWITTER e ORKUT, demos risada sobre isso, pois as crianças cada vez mais cedo estão sendo introduzindo-se na era da tecnologia e consequentemente internet.
Conversaram também sobre palavras que rimem com goiabada, outras que tenham “nh”, a estrutura do texto, como quantas estrofes têm, versos, qual era o sonho da minhoca e então foram feitas perguntas com respostas pessoais, como onde nasceram e qual era o sonho de cada um. Por fim ilustraram a história. A professora passava a atividade, esperava que respondessem, comentavam e depois passava outra.
A gente se dispôs a ajudar caso ela precisasse, então nos pediu que colássemos uma atividade no caderno de desafios, que se trata de lições feitas em casa com a família, onde há perguntas e exercícios de matemática e pensamento lógico.
Quando acabaram todas as atividades, ouve um pouco de tumulto, mas com um simples contar de 1, 2 e 3 da professora, as crianças já se sentavam e esperavam o recreio.
Na volta do intervalo, comeram o lanche que era maçã com pudim. Depois disso, tiveram aula de matemática com exercícios simples de multiplicação e divisão, como exemplo, desenhar a representação de 8 flores distribuídas em 4 vasos. Depois, trabalharam um pouco com Unidade, Dezena e Centena. Antes de terminarem a lição, saímos, nos despedimos e fomos embora.
Havia uma professora que se dedicava apenas a um aluno que demonstrava alguma dificuldade.
A turma é muito divertida e demonstraram bastante interesse pelas lições. Havia um ajudante do dia, eleito pela professora, que levava alguns bilhetes para a diretoria ou papéis para outras salas.
Durante o recreio ficamos com algumas alunas da classe, então conversamos sobre o que elas gostam de fazer e qual atividade acham mais interessante de realizar, elas falaram que gostam muito de brinquedos e de brincar.
A professora Deise foi extremamente simpática e prestativa conosco, quando tínhamos dúvidas ela nos ajudou bastante. Sobre as crianças, é uma ótima turma, faziam as lições bem, embora alguns estivessem um pouco atrasados. São bastante divertidos e possuem muita energia. Nos trataram super bem e perguntaram quando voltaremos. Acredito que poderemos realizar uma boa oficina se fizermos um bom planejamento e tivermos boas atitudes em relação a efetivação do mesmo. Gostei muito da tarde e mais uma vez ocorreu a efetivação da minha certeza em relação a profissão que escolhi, pois cada vez mais acredito que trabalhar como professora é a melhor coisa que alguém pode fazer.

Nenhum comentário: