quinta-feira, junho 10, 2010

Sertanejo universitário...

Tá, eu posso ser a pessoa mais chata e implicante do mundo... Posso pensar às vezes como uma velha como diz a minha mãe... Mas pelo menos eu penso, implico e dou os motivos da minha insatisfação...
Que eu amo a música sertaneja, isso é fato! Todos que me conhecem sabem disso, mas tem as algumas coisas que me irritam nas atuais composições sertanejas, o dito estilo "sertanejo universitário":
Por exemplo, a algum tempo atrás, esse estilo musical era ligado diretamente com a dor de cotovelo e traição, como dizia os críticos: "música de corno"... Mas atualmente, até as pessoas que não gostavam, dizem que passaram a gostar, agora... Analisemos o porquê!


Nas letras mais antigas, o cara era chifrado e ainda assim dedicava a sua vida a amar a mulher traidora... Independente disso, afinal, nem todas músicas falavam apenas desse tema, o amor era sempre elevado e a idealização pela mulher era o principal objetivo. Havia poesia, melodias simples e belas nas músicas...

Mas eis que, surgiu uma revolução na música sertaneja, haaaah, algo que chama mais a atenção do público jovem, a "galera" se identifica mais... O sertanejo universitário... Esses dias eu estava escutando a rádio que eu gosto tanto, porém, ultimamente não consigo permanecer muito tempo a ouvindo, pois enquanto passava o "top 10", as músicas em seguida diziam a mesma coisa:
"Vê se cresce, desaparece... Arruma outro pra encher o saco e me esquece! Desse jeito você vai me enlouquecer, queridinha não aguento mais você!" ou então: "Para, para, para, tá louca... Tá tudo errado, fica longe da minha boca."


Olha, é sério... Não que todas as músicas sejam só disso, mas as que fazem mais sucesso e que eu ouço constantemente, tem como tema principal a insatisfação que os homens têm sobre as mulheres... Que elas não prestam e só atrapalham a vida deles... Sério, que mulher gostaria de ser a musa inspiradora desse tipo de compositor? Euu que não...
Lógico que há outras que são realmente belas e talz... Mas eu só gostaria de fazer um pedido: Se é pra mudar, tudo bem... Que seja pra melhor. Permaneçam fazendo músicas divertidas ou românticas, mas que não rebaixem ainda mais a mulher, que hoje em dia, após ter conquistado tantos direitos, cada vez mais está sendo desvalorizada e vista como um objeto, muito pela televisão e agora ainda nas músicas...

♫ "Ela estava linda, em plenitude infinda... Foi a primeira vez, que a vi...
Era madrugada, era quase manhã raiada e eu ainda estava ali...
Se fosse pra te deixar, te deixaria dentro de mim...
Se fosse pra te esquecer, te esqueceria, só pra lembrar outra vez e ficar assim, como se nada fosse ruim...
Tudo é tãão bom entre você e eu... (...)" ♪
Jogo da vida, Victor e Léo. ♥

Nenhum comentário: