quinta-feira, maio 13, 2010

Chicletes nããão, por favor! :(

Demorei um tempão pesquisando pra poder escrever essa postagem, não queria parecer apenas uma menina além de implicante (minha mãe diz que sou muito), ainda desinformada...
Odeio chicletes, fato! Todos que me conhecem suficientemente bem, sabem que não gosto nem de ver as pessoas mascando um! Mas hoje, essa minha implicância se elevou demais... Lá estava eu, voltando da escola bem feliz, quando entrou no ônibus uma senhora, sentou-se especialmente na minha frente e então começou a cena toruradora, repulsiva para mim... Mastigando um chicletes, de boca aberta ainda, durante os 40 minutos de viagem... AHEM!
Então, resolvi escrever aqui alguns motivos para as pessoas pararem de ter esse costume repugnante!

Primeiro, faz mal a saúde?
Faz mal sim. Quando mascamos algo o estômago vai se preparando para receber o que esta sendo mastigado, pois bem, ele produz um ácido para ajudar a disolver o alimento. Se ao mascar chiclete só engolimos saliva, este acido vai se espalhar pelo estomago vazio não fazendo a sua função, podendo acarretar males com gastrite, encomodos, dores, gases etc. Há! se o chiclete for com açúcar também vai prejudicar os dentes ( cáries ). Crianças pequenas que engolem a goma correm o risco de ter as vias aéreas bloqueadas ou de ter interrompido o fluxo intestinal.
Do que é feito o chicletes?
Em meados do século 20, especialmente após a Segunda Guerra (1939-1945), as resinas naturais foram substituídas por substâncias sintetizadas a partir do refino do petróleo. "O motivo para essa troca foi o custo de fabricação, já que a resina natural é muito mais cara que a borracha sintética", diz o engenheiro químico Múcio Almeida, gerente de desenvolvimento de produtos da Adams do Brasil.
Ingredientes: Borracha sintética e parafina (ambas derivadas do petróleo), substâncias emulsificantes (óleos vegetais que dão liga à mistura) e antioxidantes (conservantes químicos que prolongam a duração do produto).
CURIOSIDADE: A diferença entre a goma de mascar e o chicle de bola já aparece logo no primeiro passo da fabricação da goluseima. A matéria-prima (goma base) do chicle de bola tem, além dos ingredientes já citados, carbonato de cálcio, uma espécie de cal tratada que serve para dar mais volume à mistura, um plástico, em geral o acetato de polivinila. Esse derivado do petróleo ajuda a formar um filme em volta do produto, dando mais elasticidade.

Além de ser uma atitude completamente deselegante, essa coisa demora em média 5 anos para se decompor na natureza...
Tá bom? Olha que eu nem citei o fato das pessoas jogarem em lugares inapropriados, toda a poluição...
Pedido:
Você bebe, fuma ou masca chicletes?
Poor favor, largue mãão desses vícios nojentooooooos!

Por: Nuana ^^ 

Várias referências bibliográficas, principal: "Mundo Estranho".

Nenhum comentário: